29º dia - Diversões e Perigos em Shinjuku!

Olá!
Esse é o 29º dia da viagem ao Japão que eu e meu irmão realizamos entre o final do ano passado e início deste ano. Nesse dia, nós fomos finalmente no famoso bairro de Shinjuku, e lá nós visitamos o parque Shinjuku Gyoen, o Museu de Espadas Japonesas, o Observatório do Prédio do Governo Metropolitano de Tokyo, o Restaurante de Alice no País das Maravilhas, o distrito de Kabukicho e a rua Omoide Yokocho!

7 de Janeiro de 2017, Sábado

Shinjuku Gyoen e Museu das Espadas Japonesas

De manhã fomos no Shinjuku Gyoen, um dos maiores e mais populares parques de Tokyo. Era tão grande que nós nem conseguimos caminhar por todo ele. Algumas partes do parque nós achamos um pouco feias, mas foi provavelmente porque já era inverno, então a maior parte da vegetação estava seca. Também tinha algumas paisagens muito bonitas, como o Kyu Goryotei, um pavilhão com arquitetura chinesa. Nós fizemos uma pequena pausa para um lanchinho e seguimos para o próximo destino.

Shinjuku Gyoen

Árvores secas

Casa de chá

Vista do parque para o prédio NTT Docomo Yoyogi, o quarto prédio mais alto de Tokyo

Kyu Goryotei

Tivemos uma boa caminhada até o Museu das Espadas Japonesas, um pequeno museu que passa despercebido pela maioria dos turistas, mas não por mim! O museu tem uma coleção com mais de 150 itens, incluindo espadas, armaduras e outros artefatos de metal. Lá encontrei várias espadas muito bonitas, incluindo uma presente no jogo Touken Ranbu, que eu já tinha encontrado em Fukuyama, o Akashi Kuniyuki, e dessa vez pude tirar foto dele. Atualmente o museu está fechado porque mudou de localização, mas reabrirá em janeiro de 2018 em Ryogoku, pertinho do Estádio de Sumô Kokugikan e do Museu Edo-Tokyo.

Infográfico explicando o processo da criação de uma espada

Conjunto de espada curta (tantou) e faca

Vestimenta e armadura

Espada (uchigatana)

Espada longa (tachi)

Espada longa (tachi) Akashi Kuniyuki

Prédio do Governo Metropolitano

Caminhando mais um pouco, fomos até o prédio do Governo Metropolitano de Tokyo ou Tokyo Tochou, pra reduzir. É um prédio administrativo com duas torres de 243 metros, sendo o 3º mais alto prédio de Tokyo, por isso tem uma vista muito legal da cidade e seus observatórios recebem muitas visitas tanto de turistas, como de japoneses.  Esse prédio aparece em vários animes, mas tem um papel bem importante no anime Zankyou no Terror (que é muito bom, por sinal).

Prédio do Governo Metropolitano de Tokyo

Vista do observatório

Vista do observatório

Maquete do prédio

Prédio no anime Zankyou no Terror

Depois fomos voltando pra parte mais movimentada de Shinjuku, ao redor da estação, passeamos um pouco por lá e até entramos na loja de departamento Isetan, que tem uma história de mais de 100 anos, mas logo vimos que aquele lugar não era pra nós, cheio de lojas caras, e saímos rápido. Já com fome e sem muita ideia de onde comer, almoçamos no restaurante Gusto. Os pratos que pedimos já refletiam nossa saudade de casa: batata frita, cebola empanada e frango frito (karaage).

Famosa escultura LOVE perto da estação de Shinjuku

Nosso almoço no Gusto

Mahou no Kuni no Alice

Depois de almoçar passeamos mais um pouco pelas ruas e lojas de departamento de Shinjuku. Fomos na loja de eletrônicos Yodobashi Camera, na loja de departamento Mylord e até encontramos o Godzilla atacando o prédio do Hotel Gracery! Já eram quase 18h, então achei que poderíamos fazer um lanchinho num restaurante que eu queria muito ir: o Mahou no Kuni no Alice (Alice no País da Magia)! Meu irmão estava um pouco relutante, mas no final consegui convencê-lo a ir comigo.

Ruas de Shinjuku

Loja de Departamentos Mylord

Godzilla no prédio do Hotel Gracery

Eu amo muito a história de Alice no País das Maravilhas e em Tokyo existem vários restaurantes temáticos dessa história. Eu escolhi o Mahou no Kuni no Alice (Alice no País da Magia) porque foi o que eu achei a decoração mais legal, com muitos corações, mesas em forma de labirinto e ilustrações do livro original nas paredes. As garçonetes se vestiam de Alice e nos deram biscoitos para "nos fazer crescer" quando chegamos. Como nós ainda não estávamos com tanta fome, pegamos drinks não alcoólicos (eu e meu irmão não bebemos bebidas alcoólicas) e sobremesas. Os drinks eram baseados em pedras preciosas e o meu era ametista, estava bem gostoso, mas mais da metade do copo era gelo, então acabou bem rápido. E de sobremesa eu pedi um petit gateau da Alice e meu irmão pediu um sundae do Gato de Cheshire. Estava tudo muito gostoso e foi uma experiência bem legal pra mim! No final a garçonete Alice ainda nos deu pacotinhos de chá, para tomarmos e voltarmos ao nosso "tamanho normal"!

Restaurante Mahou no Kuni no Alice

Biscoitos com creme de cortesia

Eu com o cardápio em forma de livro e nossas bebidas

Petit Gateau da Alice

Sundae do Gato de Cheshire

Kabukicho e Omoide Yokocho

A nossa próxima parada era Kabukicho, o distrito mais perigoso do Japão! Mas ainda era relativamente cedo para irmos em um lugar assim, então antes fomos matar um tempinho no karaoke! Como já era a nossa segunda vez em um karaoke japonês (a primeira foi em Yokohama), foi bem mais proveitoso e conseguimos cantar bastante! Saímos de lá um pouco antes das 20h e aí sim, fomos pra Kabukicho!

Eu cantando no karaoke

Kabukicho é um distrito de entretenimento para adultos, lá tem muitas casas noturnas, motéis, host clubs e hostess clubs, que são lugares onde você paga pela companhia de homens ou mulheres muito bons de papo que vão beber com você e conversar animadamente. Mas porque essa fama de lugar mais perigoso? Não é que vá aparecer alguém do nada pra te assaltar, como infelizmente é comum aqui no Brasil, mas Kabukicho é uma área de forte atuação da Yakuza, a máfia japonesa, e muitos estabelecimentos são gerenciados por membros da Yakuza e tentam aplicar golpes pra tirar o dinheiro das pessoas, principalmente turistas desavisados. 

Se quiser saber um pouquinho mais sobre a Yakuza, leia esse post do site Artes Ninja e, de quebra, já confira algumas dicas para estudar japonês com games.

Caminho para Kabukicho

Caminho para Kabukicho

Kabukicho

Apesar da fama, não vimos nada de mais lá, alguns estabelecimentos estranhos sim, mas é só não entrar em nenhum lugar sem ter certeza de onde está se metendo e não entrar no papo de estranhos que tentam te convencer pra ir conhecer tal lugar. Ficamos só andando pelas ruas mesmo e foi bem legal, muitas luzes e outdoors. Confesso que os host clubs são tentadores, treinar meu japonês conversando com aqueles caras que parece que saíram de algum anime de harém seria bem legal, mas eu pesquisaria muuito antes de ir em algum, pra não levar nenhum golpe. Numa próxima viagem talvez, quem sabe.

Outdoors com propagandas de host clubs em Kabukicho

Por fim fomos jantar na famosa rua estreita cheia de izakayas (bares japoneses) perto da estação de Shinjuku: Omoide Yokocho! Demoramos bastante pra escolher onde íamos entrar, porque a maioria dos bares já estavam cheios. Finalmente encontramos um com dois lugares disponíveis e comemos espetinhos. Estava gostoso, mas não curtimos muito a experiência, principalmente porque no cardápio que nos deram (em inglês) falava de uma taxa de serviço, o que é bem raro em restaurantes japoneses, mas beleza. Só que olhamos o cardápio normal (em japonês) e aparentemente não falava de taxa nenhuma. Eu achei isso muita sacanagem e quase questionei o cara atrás do balcão, mas achamos melhor só pagar e sair de lá. Era um valor bem baixo, mas mesmo assim aquilo me irritou na hora. Não levamos golpe em Kabukicho, mas levamos em Omoide Yokochou haha. Se cuidem pessoal.

Omoide Yokocho

Fachadas dos bares em Omoide Yokocho

Espetinhos

Jeito meio chato de acabar a postagem, mas são coisas que acontecem, né. Depois de ler você se aventuraria em Shinjuku?
No próximo post teremos Harajuku, finalmente! 
Até lá!~

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes