Como viajar para o Japão? - Parte 1

Olá!
Como vocês sabem eu fui ao Japão entre 2016 e 2017 e fiquei um pouco mais de um mês lá! A viagem deu super certo, mas pra isso eu e o meu irmão planejamos muito cada detalhe, então resolvi fazer esse post com a intenção de ajudar e dar dicas a quem pretende realizar esse sonho que é viajar ao Japão! 


O post acabou ficando muito longo então eu dividi em dois. Essa primeira parte fala mais do planejamento e coisas básicas que você precisa fazer para tornar essa viagem possível e a segunda parte vai falar mais de como se virar lá no Japão e também de como se preparar para a viagem, com coisas mais específicas, por isso é bom ler as duas!

Junte dinheiro

Óbvio, né? A primeira coisa que se precisa pra viajar ao Japão é dinheiro, e todo mundo sabe que não é uma viagem barata. Mas afinal quanto é preciso juntar então? Depende de quanto tempo você vai ficar lá e quantas cidades vai querer visitar, mas tem várias formas de deixar a viagem não tão cara, mas bem proveitosa. Pra ilustrar, eu vou mostrar aqui o valor aproximado de quanto eu gastei com cada coisa na minha viagem, que durou 34 dias e passou por 24 cidades:

Passagem
De São Paulo para Osaka
E Tokyo para São Paulo
3500 reais
Transporte dentro do Japão
Incluindo o Japan Rail Pass
(mais informações no próximo post)
2200 reais
Estadia
14 noites em um apartamento em Osaka, 19 noites em um apartamento em Tokyo, 1 noite em um hotel em Fukuoka, 1 noite em um hotel em Aomori e 1 noite em um ryokan (hotel tradicional com fontes termais) em Nikko
3300 reais
Entrada de lugares
Incluindo shows, exposições, parques temáticos, castelos, templos etc.
1400 reais
Comida 2000 reais
Compras 3600 reais
TOTAL 16000 reais
 
Para o tempo de viagem que nós tivemos e a quantidade de lugares que visitamos, até que não saiu tão caro assim. Fazendo uma média de quanto uma pessoa gastaria por dia nesses 33 dias (porque o último dia foi só a volta), sem contar o valor da passagem, sairia mais ou menos 100 reais de estadia, 67 de transporte, 42 de entradas, 61 de comida e 110 de compras, totalizando 380 reais por dia. Claro que isso é só uma média e esse valor varia muito de cidade pra cidade. Tinha dias que nós gastávamos menos com comida e mais com transporte, por exemplo. 

66000 yen (2000 reais) na carteira do meu irmão no primeiro dia de viagem

Eu ainda levei um pouco mais do que isso pra comida e compras mas acabou sobrando porque a comida não era tão cara quanto esperávamos e eu não fiz tantas compras assim. Acredito que juntando uns 15000 se consiga fazer uma boa viagem de um mês no Japão também. E sai muito mais barato (e divertido) planejar a viagem por conta própria do que contratar uma agência de viagem. Mas pra isso é preciso bastante organização.

Planeje com antecedência e detalhamento

Nós começamos a pensar seriamente nessa viagem em Novembro de 2015, ou seja, mais ou menos 1 ano antes de ela acontecer. Começamos listando as cidades que nós queríamos conhecer e agrupando as que eram perto uma da outra para testar a possibilidade de visitar duas cidades em um mesmo dia. Depois de definir as cidades, fizemos várias tabelas e um mapa no google drive para que pudéssemos fazer modificações e planejamentos, cada um de sua casa. Selecionamos quais atrações de cada cidade não poderíamos perder e fomos organizando a ordem em que iríamos em cada uma.

Mapa com os lugares que visitamos em cada cidade

Ao longo de 1 ano fomos fazendo para cada dia da viagem uma tabela super detalhada, mostrando, além das atrações de cada dia, o custo de cada uma, quanto tempo nós pretendíamos ficar lá e todas as informações dos transportes que deveríamos usar naquele dia. Nos dias mais próximos da viagem nós até olhamos a previsão do tempo para não pegar chuva forte em dias que tínhamos que andar de balsa e também ficamos atentos aos dias em que as atrações estariam fechadas, já que era final de ano. Vou deixar aqui para ilustrar, a tabela que nós utilizamos no dia em que visitamos Kurashiki e Himeji. 

Tabela do dia de Kurashiki e Himeji

Pode parecer até exagerado olhando pela primeira vez, mas essas tabelas, que nós apelidamos de keikaku ("plano" em japonês) nos ajudaram demais, principalmente a parte de transporte, e eu recomendo fortemente esse nível de planejamento para uma viagem ao Japão (e para qualquer viagem que tem muitos lugares que você quer visitar). Também não estou dizendo que é preciso seguir cegamente o que está no keikaku, às vezes víamos que gastaríamos mais tempo em um lugar do que o esperado ou acabávamos cortando algum lugar porque não era tão importante e estávamos cansados, então é preciso ter uma certa flexibilidade. Mas o keikaku é útil porque ele vai servir de base, evitar que você se perca e fazer você economizar muito tempo durante a viagem, já que as principais informações que você precisa saber estão ali e você não precisa perder tempo procurando.

Meme "Just according to keikaku" (tudo de acordo com o keikaku).


Escolhendo passagem e hospedagem

Nós optamos por começar a viagem em Osaka e terminar em Tokyo, o que facilitaria para visitar as cidades na ordem que gostaríamos. Nós passaríamos 14 noites da viagem em um apartamento em Osaka e durante o dia visitaríamos as cidades da metade oeste do Japão, e passaríamos 19 noites em um apartamento em Tokyo para visitar as cidades da metade leste. Quando chegássemos na ponta oeste e na ponta leste, não dormiríamos nos apartamentos, porque demoraria muito para voltar, então nessas 2 noites reservamos hotel. E ainda para uma experiência especial, dormiríamos 1 noite em um ryokan, um hotel com fontes termais. Compramos as passagens e fizemos as reservas cerca de 5 meses antes da viagem.

Mapa mostrando os lugares onde passaríamos a noite no Japão

Para comprar a passagem nós utilizamos o site decolar.com e escolhemos a companhia aérea Lufthansa, que na época estava com boas promoções. Nós não moramos em São Paulo então além de comprar as passagens de ida e volta para o Japão, tivemos que comprar de ida e volta para São Paulo. Optamos por comprar essas passagens separadas porque sairia uns 2000 reais mais barato do que se comprássemos da nossa cidade para o Japão. O único porém é que na volta, do Japão até São Paulo, conta como viagem internacional, então tínhamos o limite de 2 bagagens por pessoa, mas de São Paulo até nossa cidade, como foi uma compra separada, contava como voo nacional, cujo limite era só 1 bagagem por pessoa, então pagamos excesso de bagagem já que voltamos com 3 malas e éramos só 2 pessoas. Mas ainda assim valeu à pena.

Para reservar a hospedagem, nós utilizamos vários sites. O principal foi o Airbnb, (link com desconto de R$130,00 para a primeira vez que você usar o site!) que nós utilizamos para alugar os apartamentos em Osaka e em Tokyo, o que sairia muito mais barato do que ficar em hotéis. Escolhemos apartamentos pequenos, mas com utilidades como geladeira, fogão, máquina de lavar e, o mais importante, internet móvel, para levarmos com a gente sempre que saíssemos dos apartamentos. Para escolher o apartamento pra você é importante também, além de prestar bastante atenção no que cada um oferece e em suas regras de uso, ler os comentários das pessoas que já alugaram. 

Apartamentos que alugamos em Osaka e Tokyo

É preciso também estar ciente de que mesmo que os comentários sejam positivos, sempre há risco de acontecer algum imprevisto, como no caso do nosso apartamento em Osaka que ficou sem energia elétrica 2 dias antes de sairmos dele e não ganhamos nenhuma satisfação da dona do apartamento. Em contrapartida, no apartamento de Tokyo, logo que chegamos tivemos um problema com a internet móvel e logo o dono do apartamento veio e resolveu e foi super simpático com a gente. Mesmo não tendo certeza absoluta do que nos aguarda, eu acredito que vale muito à pena utilizar o Airbnb, é um site seguro e confiável, então são poucas as chances de acontecer algum problema grave.

Para os hotéis nos acabamos utilizando um site diferente para cada um, porque ficávamos pesquisando em quais o preço de cada hotel estava melhor. Para o primeiro hotel, Sunroute Hakata, em Fukuoka, nós utilizamos o Hoteis.com, para o segundo hotel, APA Hotel Aomori Eki, em Aomori, nós utilizamos o Agoda e para o ryokan, Itoen Hotel New Sakura, em Nikko, utilizamos o Japanican. Os dois primeiros nós pagamos antecipadamente, no momento em que reservamos e o último nós pagamos só na hora de fazer o check-in. No Airbnb o pagamento também é antecipado, mas o dono do apartamento só recebe uma parte no momento da reserva e o restante no final da estadia.

Quartos Hotel Sunroute Hakata, APA Hotel Aomori Eki e Itoen Hotel New Sakura

Fazendo passaporte e tirando visto

Bom, para tirar o visto, a primeira coisa que você precisa é de um passaporte, caso você ainda não tenha. Como eu nunca tinha saído do país, eu não tinha, então tive que fazer. Eu recomendo que se faça com muita antecedência porque volta e meia os pedidos de passaporte atrasam ou dão algum problema e sem passaporte, sem visto e sem viagem. Eu fiz o meu uns 6 meses antes da viagem. Para conferir as documentações necessárias e as demais informações sobre a obtenção de passaporte, veja o site da Polícia Federal.

Meu passaporte e bagagem de mão

Mas além do passaporte, para tirar o visto, você precisa já ter resolvido boa parte dos itens anteriores desse post. Os documentos necessários para tirar um visto de curta permanência (até 90 dias) são: passaporte válido, foto 3x4 recente, cópia da reserva da passagem de ida e volta, cópia da carteira de identidade, comprovante de rendimento e documentos que comprovem a finalidade da viagem (no caso de viagem de turismo, o cronograma da viagem), além de preencher o formulário de solicitação e pagar a taxa de entrada (atualmente 86 reais).

Então, basicamente, você precisa já ter planejado pelo menos as cidades que vai visitar em cada dia, já ter comprado a passagem, já saber onde vai ficar (porque no formulário pergunta o endereço de onde você vai ficar no Japão), e comprovar que você tem dinheiro para bancar essa viagem. No meu caso, como eu não tenho uma renda muito alta, meu comprovante de rendimento foram a cópia da declaração de imposto de renda e os extratos bancários dos últimos 3 meses do meu pai e do meu avô materno, que ajudaram a pagar a minha parte da viagem.

Meu visto

O visto pode ser solicitado nos consulados e escritórios consulares do Japão no Brasil. Confira a lista de endereços aqui. Ele fica pronto bem rápido, em uma ou duas semanas, mas não deixe para tirar o visto poucas semanas antes da viagem, porque imprevistos acontecem e podem pedir mais documentos se acharem que algo não está claro, então pode acabar demorando mais. No nosso caso, o visto do meu irmão saiu dentro do prazo, mas o meu não, e eu já me desesperei pensando que não ia poder ir para o Japão, mas no fim só precisavam de cópia dos documentos da minha mãe para comprovar que o meu avô era o meu avô de fato e no fim deu tudo certo.

Mais Sites Úteis

Além dos sites que eu já citei ao longo do post, tem mais alguns que nós utilizamos e podem ser úteis pra você também. São eles:

Para escolher cidades e atrações para visitar:
Japan Guide - foi o site que mais usamos no planejamento, muito bom!
Trip Advisor - bom pra ver avaliações de atrações e de hotéis também.
Tokyo Cheapo - dicas legais de lugares baratos.

Para ficar atento a promoções:
Melhores destinos - não chegamos a utilizar nessa viagem, mas volta e meia aparecem passagens em promoção, então pode ser útil.

Para shows e eventos:
Lawson Ticket - usamos pra comprar ingressos dos shows que fomos, mas pra quem não sabe japonês pode ser complicadinho de usar.
Anime Hack - usamos para procurar eventos e shows relacionados a animes, mas de novo, pra quem não sabe japonês pode ser difícil de usar.

É isso! Eu espero que esse post ajude a pelo menos dar uma base a quem sonha em viajar para o Japão, mas não sabe nem como começar. 
Acha que o post foi útil? Acha que faltou alguma coisa? Comente!
E não deixe de conferir a parte 2 daqui a algumas semanas! Até!

Compartilhe:

2 comentários :

  1. Nosssa Amei, realmente. (❤ω❤)

    Eu não imaginava que ia fazer uma postagem assim, esperando a segunda parte.
    Da outra vez que visitei aqui não vi essa .・゚゚・(/ω\)・゚゚・.

    Muito completa e tão bem feita como sempre, realmente amei, utilidade pública.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! <3
      Eu queria muito fazer uma postagem assim, porque claro que é legal mostrar como a minha viagem foi ótima mas, se eu puder contribuir pra que mais pessoas possam ter experiências de viagem incríveis no Japão, eu fico mais feliz ainda! Vou demorar um pouquinho ainda pra segunda parte, porque não quero esquecer de nenhum detalhe, mas tá saindo! o/
      Muito obrigada!!
      Beijos~

      Excluir

 
Copyright © Armazém Otome. Designed by OddThemes